quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CARTA AOS JOVENS


05 Oct 2009

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger (165 leituras)


Prezado jovem,


Prezada jovem,



O evangelista S. João, logo no início de seu Evangelho, descreve a seguinte cena: o famoso João Batista estava com dois de seus discípulos, quando Jesus passou perto deles. Batista o apontou e lhes disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” Esses dois discípulos, então, seguiram Jesus, que se voltou para eles e lhes perguntou: “Que procurais?” Eles lhe responderam com uma pergunta: “Mestre, onde moras?” Jesus lhes disse: “Vinde e vede!” Os dois, então, foram, viram onde Ele morava e permaneceram com Ele aquele dia (cf. Jo 1,35-39).


Mestre, onde moras? É possível que também você, desejando entrar na intimidade de Cristo, tenha lhe feito idêntica pergunta. Saiba que a inquietação de seu coração é uma graça – quer dizer, é o Senhor que o deixa inquieto. Faz isso porque o ama, porque tem um plano sobre você, como tinha um plano a respeito dos primeiros apóstolos: “Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis; e foram a ele. Ele constituiu então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa Nova” (Mc 3,14).


Quando Jesus chama uma pessoa, deseja, antes de tudo, que ela “fique com ele”; que faça uma profunda experiência de seu amor; que o conheça; que o ame e o sirva. Somente depois dessa experiência de intimidade é que alguém está em condições de ser enviado para anunciar o Evangelho.


Ele chama quem Ele quer. Você já se colocou diante da pergunta: Por acaso, Ele não me estará chamando? Você conhece a história de Paulo, que era perseguidor dos cristãos. Um dia, quando estava entrando em Damasco, teve um “encontro” com Cristo. Tendo ouvido a pergunta: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”, o futuro apóstolo lhe perguntou: “Quem és tu, Senhor?” Jesus se apresentou: “Eu sou Jesus...” Paulo lhe fez, então, uma outra pergunta: “Que devo fazer, Senhor?” A partir daí, sua vida mudou radicalmente (cf. At 22,7-10).


Jesus continua precisando de apóstolos para a sua Igreja. Por isso, continua passando pelos caminhos dos jovens e das jovens – pelos seus caminhos. Ele espera que você lhe pergunte: Mestre, onde moras? Quem és, Senhor? O que queres que eu faça?


Quaisquer que sejam suas respostas, depois disso sua vida nunca mais será a mesma. Você poderá ser um novo Paulo, ardoroso e incansável apóstolo de Jesus Cristo, como poderá ser um novo “jovem rico” que, diante da proposta que Jesus lhe fez (“Vem e segue-me!” – Lc 18,22), ficou triste e foi embora, pois era muito rico.


Estamos no Ano Sacerdotal (19 de junho de 2009 – 11 de junho de 2010), instituído pelo Papa Bento XVI, tendo em vista os 150 anos da morte de S. João Maria Vianney – o Cura d´Ars. Neste Ano, Jesus se coloca diante de você, com uma proposta: Vem e segue-me! João Vianney seguiu o Senhor, porque tinha certeza de que valia a pena deixar tudo para ser sacerdote. E você, o que pensa?...


Peço ao Espírito Santo que o ilumine, para que sua resposta ao Senhor seja generosa. E que a Mãe de Jesus interceda por você, já que tem especial carinho por aqueles que seu Filho convida para segui-lo mais de perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário